Jimi Hendrix o Grande Mito do Rock Mundial

Jimi Hendrix reconhecido mundialmente por ser um dos músicos mais influentes da história do rock, nasceu em 27 de Novembro de 1942, no Hospital County Rei de Seattle nos EUA. Totalmente auto-didata, a incapacidade de Jimmy a ler música o fez ele se concentrar ainda mais na música que ele ouvia.
O Pai de Jimi reconheceu o seu interesse pela guitarra e recordando disse que ao entrar no quarto do filho muitas vezes via ao pé de sua cama um monte de palha de vassoura, e perguntava se ele não estava a limpar seu quarto, e seu pai acabou descobrindo que Jimi estava dedilhando a vassoura como se estivesse tocando uma guitarra. Em 1958 seu pai comprou pra ele uma guitarra acustica de segunda mão por 5 dolares, pouco tempo depois Jimi montou sua primeira banda, The Velvetones.


Em 1961, Jimmy saiu de casa para se alistar no Exército dos Estados Unidos e em novembro de 1962 ganhou o direito de usar o adesivo “Eagles gritando” da divisão de pára-quedistas. Enquanto estacionados em Fort Campbell, Kentucky, Jimmy formava The King Casuals com o baixista Billy Cox. Depois de ser dispensado do Exército devido a uma lesão que recebeu durante um salto de pára-quedas, Jimmy começou a trabalhar como guitarrista de sessão sob o nome de Jimmy James. Até o final de 1965, Jimmy tinha trabalhado com diversos cantores, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, os Isley Brothers, e Little Richard. Jimmy e Little Richard se separaram e ele formou sua própria banda, Jimmy James e os Blue Flames, derramando o papel de guitarrista de volta para o centro das atenções da guitarra.
Em 1966 o baixista Chas Chandler durante uma performance de julho no Caf, Wha? Chandler ficou impressionado com o desempenho de Jimmy e voltou outra vez em setembro de 1966 para assinar Hendrix um acordo que ele teria de se mudar para Londres para formar uma nova banda.

A primeira tarefa de Chandler foi mudar o nome de Hendrix para “Jimi”. Com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, o recém-formado Jimi Hendrix Experience rapidamente se tornou a banda mais falada de Londres, no outono de 1966.

O primeiro single, “Hey Joe”, passou dez semanas nas paradas do Reino Unido, chegando a ponto n º 6 no início de 1967. O primeiro single foi rapidamente seguido pelo lançamento de um álbum full-length Are You Experienced, um psicodélico compilação musical com hinos de uma geração. Are You Experienced manteve-se um dos álbuns de rock mais populares de todos os tempos, com faixas como “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary”, “Foxey Lady”, “Fire” e “Are You Experienced?”

Embora Hendrix experimentou grande sucesso na Grã-Bretanha, ele acabou voltando para a América em junho de 1967 que inflamou a multidão no Festival Internacional Pop de Monterey com sua performance incendiária de “Wild Thing”. Literalmente durante a noite, The Jimi Hendrix Experience se tornou um de mais populares dos EUA.
De volta à América, Jimi Hendrix construiu seu próprio estúdio de gravação, Electric Lady Studios, em Nova York. O nome deste projeto tornou-se a base para a sua libertação musical mais exigente, uma coleção de dois LP, Electric Ladyland. Ao longo de 1968, as demandas de turnês e atelier teve seus efeitos sobre o grupo e, em 1969, o Experience se desfez.


Em Woodstock em agosto de 1969 Jimi entra para história em uma apresentação com um conjunto eclético chamado Gypsy Sun & Rainbows apresentando Jimi Hendrix, Mitch Mitchell, Billy Cox, Juma Sultan, e Jerry Velez.
Em 1970 progrediu, Jimi trouxe de volta o baterista Mitch Mitchell ao grupo e, juntamente com Billy Cox no baixo, este novo trio mais uma vez formado o Jimi Hendrix Experience. Em 18 de Setembro de 1970 Jimi morre tragicamente devido a uso de drogas.

Biografia Jimi Hendrix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *